18/03/2025

Rio Itapecuru atinge cota de alerta em Codó e pode continuar subindo

 

O Serviço de Alerta Hidrológico (SAH) do Itapecuru emitiu, às 5h desta terça-feira (18), um boletim informando que o nível do rio Itapecuru atingiu a cota de alerta em Codó, com tendência de elevação nas próximas horas.

Desde o último domingo (16), uma onda de cheia tem se propagado pelo rio, impulsionada pelas fortes chuvas registradas em toda a bacia hidrográfica. Em Codó, a cota do rio chegou a 6,31 metros, ultrapassando em 16 centímetros o limite de alerta, que é de 6,15 metros. A previsão para as próximas oito horas indica que o nível pode alcançar aproximadamente 6,88 metros.

Nas cidades situadas a jusante do rio, incluindo Codó, a tendência é de continuidade na elevação do nível da água. Já em Caxias, a cota registrada foi de 2,97 metros, com leve recessão.

A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população ribeirinha a permanecer atenta a possíveis inundações.

Confira o boletim:


Prezados,


Encaminho o Boletim de Alerta do SAH Itapecuru, emitido às 05:00 do dia 18 de março de 2025.

Desde domingo, 16/03, uma onda de cheia vem se propagando no rio Itapecuru. As chuvas intensas registradas em toda a bacia contribuíram para o aumento da vazão dessa onda, elevando a cota do rio na cidade de Codó para o estado de “ALERTA”. Tanto em Codó quanto nas demais cidades a jusante, espera-se a contínua elevação do nível do rio Itapecuru.

Atualmente, em Caxias, a cota do rio é de 2,97 m, com tendência de leve recessão.

Em Codó, a cota atual é de 6,31 m, ou seja, 16 cm acima da cota de alerta (6,15 m). A previsão para as próximas 8 horas indica que o nível do rio pode alcançar aproximadamente 6,88 m.


Atenciosamente,

José Fernandes de Alencar

Diretor Operacional - COMPDEC - CodóOMPDEC - Codó



0 comentários:

Postar um comentário