A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) iniciaram essa semana o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. O curso, realizado nas instalações da Fazenda Sagrisa, localizada na zona rural de Codó, tem por objetivo capacitar profissionais para atuar no setor rural, incluindo temas como funcionamento, manutenção preventiva e corretiva, segurança no trabalho, e reconhecimento de modelos de tratores.
Capacitação para o mercado de trabalho
Com carga horária de 40 horas, o curso pode preparar os seus participantes para o mercado de trabalho e garantir o primeiro emprego, atendendo a crescente demanda do setor. Durante o período do curso, os alunos irão adquirir competências essenciais tanto na teoria quanto na prática, permitindo-lhes operar tratores com precisão e segurança.
Dentro do conteúdo programático serão abordados temas como o conhecimento dos componentes e sistemas do trator, a importância da manutenção para a realização de diversas tarefas e operações agrícolas de forma correta e segura, além de aspectos relacionados à segurança no trabalho, simbologia e identificação dos sistemas, ajustes e regulagens de grade, ajustes do trator, lubrificação e práticas adequadas de manuseio do equipamento.
Aproveitando as oportunidades do agronegócio
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas representa uma grande oportunidade para trabalhadores rurais e pessoas que querem iniciar no setor do agro a aprofundarem seus conhecimentos sobre os componentes e sistemas dessas máquinas, bem como compreenderem a importância da manutenção diária para assegurar um funcionamento seguro e eficiente.
“É uma forma de capacitação para o setor rural, abordando desde a teoria até a prática na operação e manutenção dos tratores. Uma grande oportunidade de realizar um curso de alto valor agregado, de excelente qualidade, sob orientação de um profissional qualificado, de forma gratuita, e que irá abrir perspectivas para o ingresso no mercado de trabalho, onde as demandas estão sempre crescendo. Essa capacitação está sendo possível por meio da valorosa parceria entre o sistema FAEMA/SENAR, na pessoa do nosso presidente Raimundo Coelho, e o SINCODÓ, por meio do nosso mobilizador Elias Araújo. É mais um passo importante para capacitar os alunos a desempenhar suas funções com eficiência e segurança no campo, beneficiando assim o setor agrícola de Codó e da nossa região”, concluiu Iedo Barros.
0 comentários:
Postar um comentário