O Município de Codó ganhou destaque com a seleção de um projeto voltado para a saúde mental de crianças e adolescentes. O projeto foi apresentado pela enfermeira Anna Chrystina e a psicóloga Brenda Ramos, na V Mostra "Maranhão, Aqui tem SUS", realizada em 9 de maio em São Luís.
O Projeto “Cultive-se” é uma ação piloto voltada à promoção da saúde emocional de crianças e adolescentes, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto escolar. A iniciativa articula educação e saúde, com base na BNCC e no Programa Saúde na Escola (PSE), promovendo bem-estar, pertencimento e habilidades para a vida.
Inicialmente, o projeto foi aplicado em uma turma do 6º ano da Escola Cívico Militar Codoense Nagib Buzar e foram trabalhadas cinco macro competências – autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo – por meio de metodologias ativas, como jogos, oficinas, filmes, teatro e dinâmicas, que promoveram habilidades como empatia, autocontrole, escuta ativa, cooperação e autorresponsabilidade.
As atividades do projeto também incentivaram a valorização da diversidade, a comunicação assertiva e o trabalho em equipe. Além de favorecer o bem-estar e o desempenho escolar, contribuindo para a formação de vínculos saudáveis e o exercício da cidadania.
O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Codó, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, prevendo futuras ações com professores e famílias, reconhecendo a importância desses agentes na promoção da saúde emocional escolar.
O projeto codoense foi selecionado dentre mais de 100 propostas para ser apresentado na etapa nacional, representando o Estado do Maranhão na Mostra Nacional “Brasil, Aqui tem SUS”, de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte/MG.
Confira o vídeo e saiba mais:
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó
0 comentários:
Postar um comentário