24/07/2025

Lançamento do Projeto Empoderando Raízes terá oficinas voltadas à cultura preta e ao autocuidado na UFMA campus Codó

 

Como parte da programação do lançamento do projeto Empoderando Raízes, que acontece nesta sexta-feira (25) em Codó (MA), serão realizadas cinco oficinas temáticas, das 8h às 11h30, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

As oficinas trazem uma proposta de valorização da cultura preta, do cuidado com o corpo e da autonomia produtiva, reunindo ministrantes do Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro. Os temas abordam desde técnicas tradicionais de beleza até saberes ancestrais e práticas artesanais ligadas à identidade afro-brasileira.

Confira a programação:

Técnica Tranças e Trançados Nagô e sua História com Ancestralidade Africana – Com Rosalina Oliveira e Josy Teles, do Maranhão, a oficina aborda a importância cultural e histórica das tranças no contexto da ancestralidade africana.

Técnicas de Higienização e de Cuidados com Cabelos Cacheados, Crespos e Trançados, com Avaliação Tricoscópica do Couro Cabeludo da População Afro – Com a Dra. Cristiane Mendes, tricologista clínica do Rio de Janeiro, a oficina oferece cuidados específicos para a saúde capilar da população preta.

Autocuidado, Autoestima e Automaquiagem – Ministrada por Rosi Fernandes, da Bahia, a atividade propõe um espaço de reconexão com a beleza e a autoestima por meio da maquiagem como expressão de identidade.

Dança Reggae – Sob comando da arte-educadora Negra Jane, do Maranhão, a oficina traz a dança como forma de expressão corporal, política e cultural.

Transformando Fibras Naturais em Arte: como Transformar Fibras de Buriti em Artesanatos e Bio-jóias – Com Ferdinanda Marques, do Maranhão, a oficina ensina técnicas para transformar fibras do buriti em peças artesanais, promovendo geração de renda com base em saberes tradicionais.

As oficinas fazem parte das ações do projeto Empoderando Raízes, realizado pela Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Associação dos Quilombos do Nordeste (AQUINE). O lançamento oficial do projeto acontecerá às 14h30, no auditório da UFMA, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha.

0 comentários:

Postar um comentário