A pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo LUPA e divulgada nesta terça-feira (18), tem gerado desconfiança entre a população de Codó. O motivo? Os números apresentados no levantamento somam mais de 100%, o que levantou questionamentos sobre a sua credibilidade.
Os dados duvidosos apareceram no cenário estimulado. Segundo o instituto, Chiquinho FC (PT) lidera com 46,42% das intenções de voto, seguido por Dr. Zé Francisco (PSDB) com 33,24%, Biné Figueiredo (UNIÃO BRASIL) com 15,19%, Yuri Corrêa (PSD) com 4,3%, Mário Braga com 0,57% e Guilherme Oliveira (PODEMOS) com 0,29%. Somados, os percentuais totalizam 100,01%, o que ultrapassa o limite esperado de 100%.
Além desse detalhe, a pesquisa também não apresentou os percentuais de eleitores indecisos ou daqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto, informações que, por lei, devem constar em qualquer pesquisa registrada na Justiça Eleitoral.
Esse desvio tem gerado questionamentos entre os eleitores codoenses.
“Eu, sinceramente, não confio numa pesquisa em que os números ultrapassam 100%. Qualquer estudante sabe que a soma de percentuais nunca pode ultrapassar esse valor. Também é estranho que não apareçam os indecisos. Esses dois pontos fazem dessa pesquisa algo muito suspeito para mim”, comentou uma internauta.
O Instituto Amostragem informou que entrevistou 400 eleitores entre os dias 7 e 11 de setembro. A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,8%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número MA-08639/2024.
Com informações do Marco Silva Notícias
0 comentários:
Postar um comentário