O Sistema FAEMA/SENAR encerrou sua participação na 51ª ExpoCodó com resultados expressivos e um saldo positivo para o desenvolvimento rural da região. Durante nove dias de programação, cerca de 100 produtores e produtoras rurais foram capacitados por meio de oito cursos gratuitos, realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó e com a Associação de Criadores do Vale do Itapecuru.
As capacitações abrangeram desde tecnologias de precisão até saberes tradicionais do campo, com os cursos de: Operação e manutenção de tratores agrícolas; Pilotagem de Drones; Uso de drones na pulverização agrícola; Bovinocultura – Silagem; Bovinocultura – Manejo Alimentar; Fabricação de Cachaça; Transformação da Mandioca e Confecção de Biojoias (grande novidade no portfólio de cursos).
Para muitos participantes, como Maria Elisangela, aluna do curso de biojoias, a experiência foi transformadora: “Foi um curso muito proveitoso. Eu não tinha esse conhecimento sobre as sementes e, às vezes, temos esses recursos aqui no município e não sabemos utilizar. Estou muito feliz em ter participado.”
Eventos marcantes durante a 51ª Expocodó
Além das capacitações, o Sistema realizou dois grandes eventos temáticos que reforçaram o compromisso com a formação de lideranças e o fortalecimento das cadeias produtivas: o 3º Encontro Estadual de Mulheres do Agro e o 2º Encontro de Produtores Rurais da Bovinocultura de Corte e Piscicultura, este último marcando o encerramento da programação na sede do sindicato rural.
Palavras dos presidentes
Para o presidente do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, os resultados demonstram a relevância do trabalho desenvolvido “Trouxemos tudo que temos no nosso portfólio de serviços. Fechar esse ciclo de ações aqui, com casa cheia e mais de 200 produtores presentes, mostra que os nossos trabalhos de campo são essenciais para que os produtores sigam produzindo com mais conhecimento e segurança.”
O presidente do Sindicato Rural de Codó, Iedo Barros, também celebrou o sucesso da parceria: “Ficamos muito orgulhosos da nossa participação na ExpoCodó e estamos fechando com chave de ouro com esse segundo encontro. Mais felizes ainda por realizá-lo na sede do nosso sindicato.”
O superintendente do SENAR Maranhão, Luiz Figueiredo, reforçou o compromisso com o crescimento contínuo da atuação na feira: “Cada vez que a gente vem a Codó, principalmente no período da exposição, notamos um progresso maior.”
O evento também contou com a presença de diversos produtores de outros municípios, como Timbiras, representado por William Abreu, técnico agrícola e produtor rural “Estou mais uma vez aqui com outros produtores para prestigiar esse evento, que traz novas tecnologias e desenvolvimento para o nosso município.”
A participação do Sistema FAEMA/SENAR na ExpoCodó reforça o compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável do meio rural, por meio da capacitação técnica, assistência produtiva e gerencial e do fomento ao empreendedorismo rural com foco em inovação e inclusão.
Ascom
0 comentários:
Postar um comentário